A tecnologia de veículos autônomos avança, com empresas de tecnologia e montadoras trabalhando para aprimorar a segurança e a eficiência desses veículos.
Temos muitos avanços quando vemos o que ocorre nos conceitos de carros autonomos, onde também em paralelo leva-se ao uso de eletricidade para a condução desses veiculos.
Quando o quesito é nivel de autonomia temos uma metrica realizada pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) define níveis de autonomia de 0 a 5, onde 0 representa a ausência de automação e 5 é um veículo totalmente autônomo. Muitos fabricantes estavam trabalhando em veículos de níveis 2 (automatização parcial) e 3 (automatização condicional), que podem assumir o controle em situações específicas. Hoje já avançamos para um próximo nível com melhora em capacidade de dirigibilidade automatizada, além de melhora em segurança.
Para esses avanços vemos empresas como Waymo (uma subsidiária da Alphabet/Google), Tesla, Uber e várias montadoras tradicionais estavam realizando testes de carros autônomos em vias públicas. Esses testes ajudaram a coletar dados do mundo real para melhorar a tecnologia.
Tudo isso depende de muitas informações para tomadas de decisões rápidas (em questões de milesegundos) e para isso é visto que os carros autônomos dependem de uma variedade de sensores, como câmeras, radares e lidar, para perceber o ambiente ao redor. Os avanços em sensoriamento e processamento de dados foram fundamentais para melhorar a precisão na detecção de obstáculos e situações de tráfego.
E dentre disso onde vemos a importância da IA? Algoritmos de aprendizado de máquina e inteligência artificial são essenciais para o funcionamento dos carros autônomos. Eles permitem que os veículos analisem dados em tempo real e tomem decisões com base em padrões e informações do ambiente.
Além disso, mapas detalhados e atualizados são fundamentais para a navegação precisa de carros autônomos. Empresas estavam desenvolvendo mapas de alta definição que incluem informações sobre sinais de trânsito, faixas de rodagem e obstáculos.
Fora esses detalhes, algo que é mais preocupante, e que necessita de grande analise, são os desafios técnicos, a questão ética de como os carros autônomos devem tomar decisões em situações de risco tem sido um tema de discussão. Também há preocupações legais e regulatórias sobre a responsabilidade em casos de acidentes.